quinta-feira, 16 de agosto de 2012

João Neves e Getúlio, os melhores do Ideb

Dedicação dos professores e presença dos pais na escola estão entre os diferenciais
Reforço na Getúlio: aula no turno inverso para quem precisa de mais auxílio dos professores  
Reforço na Getúlio: aula no turno inverso para quem precisa de mais auxílio dos professores

O Instituto João Neves da Fontoura e a Escola Municipal Getúlio Vargas tiveram as melhores notas apuradas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Cachoeira do Sul. Na avaliação feita entre as turmas de séries iniciais (5º ano), o destaque foi o João Neves, que obteve nota 6,5, superando a meta de 5,1 da rede estadual. Entre as turmas de séries finais do ensino fundamental (9º ano), o melhor desempenho foi da Escola Municipal Getúlio Vargas. Enquanto a meta da rede municipal foi 4,9, a escola conquistou 5,6.
Esta é a quarta avaliação feita pelo Ministério da Educação e em todas elas, na rede municipal, tanto nas séries iniciais quanto finais, a Escola Getúlio Vargas sempre teve as melhores notas. Já o João Neves, na avaliação feita em 2009, estava em quarto lugar entre as escolas estaduais.
 
MÉDIAS - Das 16 escolas estaduais participantes do levantamento, sete atingiram a meta para 2011. Entre as 11 da rede municipal, cinco atingiram o índice desejado. Mesmo em relação às que não atingiram, é possível perceber progresso em relação aos índices anteriores na maioria delas. Além da meta estipulada para cada uma das redes, há metas diferentes para cada escola em função da sua evolução em relação aos levantamentos anteriores que são feitos a cada dois anos, desde 2005.
FRASE
“O desenvolvimento não tem fim, mas tem um começo: a educação”
Prefeito Sergio Ghignatti comemorando as notas da rede municipal no Ideb 2011
IMPORTANTE
Os dados do ensino médio do Ideb serão divulgados apenas por unidade da federação, ou seja, para o Rio Grande do Sul, e não por município ou escola. O índice do estado foi um dos piores do Brasil, onde caiu de 3,6 em 2009 para 3,4 em 2011.
PARA ENTENDER MELHOR
O Ideb
. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.
. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações que levam em conta as taxas de aprovação, reprovação e abandono da escola, além da Prova Brasil (séries finais) e Provinha Brasil (séries iniciais), que avaliam conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática.
. Só são avaliadas escolas que têm pelo menos 20 alunos matriculados na série em que a prova será aplicada.
. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a 10.
. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, o que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
 
REPERCUSSÃO
GG comemora o resultado da rede municipal
O prefeito Sergio Ghignatti e a secretária municipal de Educação Ana Margarete Vivian Machado comemoraram o desempenho das escolas municipais. Nas séries finais, com a nota 4,4, a rede superou a nota nacional e estadual, que foi 4,1. E mesmo não tendo alcançado a média nacional nas séries iniciais (5,0) e nem a estadual (5,1), eles avaliaram positivamente a nota 4,5, pois não houve declínio na nota.


Para garantir os bons índices e melhorar os que estão abaixo da meta, Ghignatti e Ana garantem que estão investindo na ampliação e reaparelhamento das escolas, assim como na criação do referencial curricular do ensino fundamental e a preparação do referencial para a educação infantil e a qualificação de professores. Somente no ano de 2011, os professores municipais participaram de 2.079 horas de curso, o que corresponde a quase 87 dias consecutivos de qualificação. Nas escolas, a Smed investiu R$ 2.331.223,16 na reforma e construção de novas salas, que correspondeu a 7,66% do orçamento da secretaria.

Fonte: Jornal do Povo (16/08/2012)

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